A marca japonesa Lexus foi fundada pela Toyota em 1989. A Lexus resulta da tentativa da Toyota expandir o seu mercado para o competitivo segmento de luxo.
O plano da Toyota se lançar no segmento de luxo nasceu em 1983 com o projecto F1. Isto levou a um grande e dispendioso período de planeamento que só terminaria em 1989 com o lançamento do Lexus LS 400 e respectiva inauguração da marca. Na fase de planeamento a Toyota enviou investigadores para a cidade de Laguna Beach na Califórnia, de forma, a investigar os gostos e estilo de vida da classe alta americana. Daí resultou a necessidade de criar uma nova marca que fosse autónoma da Toyota.
O Lexus LS 400 foi apresentado no mercado Norte-americano e vinha equipado com um motor V8 de 4000 cc. Devido a uma enorme operação de marketing e ao seu elevado luxo e qualidade de construção, não esquecendo um preço muito competitivo, tornou este modelo, desde logo, um autêntico sucesso de vendas.
A Lexus não só apostou na qualidade de construção como também na qualidade de serviço pós-venda. As instalações de serviço apresentam um elevado requinte, possuindo diversos locais de lazer e até uma zona de recreio para as crianças. Por este e outros motivos a Lexus obteve por várias vezes o primeiro lugar no top de satisfação dos clientes.
Em 1991 a Lexus já era a principal marca importadora de automóveis de luxo nos Estados Unidos.
Em 1996 a Lexus lança o LX 450 um SUV (Sport Utility Vehicle) de elevado luxo.
Em 1998 é lançado o Lexus IS, um automóvel que se tornou muito conhecido pelos seus farolins transparentes. Este tipo de farolins é um dos principais elementos usados no tuning e sendo conhecidos como farolins estilo “Lexus”.
Em 2002 a Lexus cria o protótipo 2054 para o filme "Minority Report" e apresenta algumas das suas ideias para o futuro.
Em 2005 a Lexus introduz o primeiro SUV híbrido, o primeiro híbrido de muitos que a marca passaria a disponibilizar.
Em 2006 a Lexus tornava-se no principal vendedor de automóveis de luxo nos Estados Unidos.
Em 2007 a Lexus cria a divisão de elevada performance “F“, aplicando-a no Lexus IS-F. Com esta nova divisão a Lexus passava a poder competir com as suas principais marcas rivais.