A marca britânica TVR foi fundada em 1947 por Trevor Wilkinson. Inicialmente a TVR foi fundada sob o nome de Trevcar Motors, sendo alterado para TVR em 1954.
O primeiro automóvel foi produzido em 1949 e em 1953 foi criado o protótipo de chassis em aço tubular com uma estrutura feita em plástico reforçado com fibra de vidro que ainda se mantém nos modelos actuais.
Inicialmente os primeiros TVR eram muitas vezes vendidos sob a forma de kits, de forma, a escapar às taxas em vigor sob os veículos.
Em 1958 é lançado o TVR Grantura, modelo que ficou conhecido pelas suas performances. Em 1962 um TVR Grantura era equipado com um motor V8 da Ford de 4700 cc por Jack Griffith, um importador de Nova York. Como essa versão obteve uma boa aceitação, a TVR viria a disponibilizar esse modelo como TVR Griffith em honra do seu importador, mas com mudanças significativas no modelo.
Em 1965 a TVR é adquirida por Martin Lilley após a saída do seu fundador em 1962.
Em 1967 a TVR lança o Vixen e o Tuscan em substituição do Griffith e do Grantura. A TVR nestes modelos procurou criar o conceito de um desportivo puro de mecânica fácil. Isso era possível graças à incorporação de motores Ford que poderiam ser reparados em qualquer oficina. Ambos modelos conseguiram um bom volume de vendas.
Em 1972 a TVR passava a disponibilizar três tipos de carroçaria: coupé, cabriolet e fastback.
Na década de 70 com a crise petrolífera a TVR viu-se obrigada a abandonar a incorporação de alguns motores para respeitar as apertadas normas de emissões. Mas foi também nesta década que a TVR começou a incorporar turbo compressores nos seus motores, tendo o TVR 3000M conseguindo disponibilizar mais de 200 cv.
Depois de os seus modelos começarem a ficar ultrapassados a TVR lançou o Tasmin em 1980, com um visual mais moderno. Um ano depois Ronald Wheatley tomou conta da empresa e começou a incorporar o motor V8 da Rover nos seus automóveis.
Em 1992 com o retorno dos roadster, a TVR reeditou o Griffith com linhas mais modernas e elevadas prestações.
Em 1993 é lançado o TVR Chimaera, com umas linhas originais e desconcertantes. Este modelo foi um dos grandes passos na introdução do luxo nos modelos da TVR.
Em 1996 a TVR lança o Cerbera, praticamente uma versão coupé do Chimaera, mas com dimensões e luxo superiores. O Cerbera foi também um dos primeiros modelos a incorporar um motor produzido pela TVR. Nos anos seguintes a TVR disponibilizou novos motores incluindo um potente V12 que viria a ser incorporado no Cerbera.